Questionable Memory

2015

O movimento da imagem no cinema sugere indiretamente um tempo e uma atmosfera, no entanto, a interpretação desse tempo é imposta e limitada pela duração real dos acontecimentos. O movimento faz com que a memória do instante desapareça em função da memória do todo-ambiente: uma memória efémera.
O registo imóvel e estático pode não traduzir movimento algum, mas pode sugeri-lo liberalizando a interpretação do tempo mas conservando a ilusão de uma atmosfera, mantendo-se assim a memória do instante por oposição à ideia.Este ato de congelar a memória, é cada vez mais uma ambição do Homem moderno, um desejo primitivo que impulsiona a criação de diversos mecanismos de estabilização da efemeridade da memória, de um certo modo, para contrariar o tempo.
O processo de estabilização de memórias sugeridas neste projeto, reflete a manipulação possível do ambiente sugerido e do movimento traduzido, na tentativa de estabilizar a memória. Isto porque o tempo é global, mas a memória é individual, e pode, intencional ou involuntariamente, ser tão manipulada que se perde.
A memória, mesmo quando colectiva, é particular na perspectiva do próprio, não se enclausura num registo, mas sugere-se, na esperança de ser transmitida como foi lembrada.


...of dubious and questionable memory.


Previous
Previous

Process of Becoming